Viagem com trekking e escalada na Bolívia em 2016

Tempo de leitura: 10 minutos

Eu e o Renato após o trekking na região do Ausangate ficamos com vontade de fazer uma viagem pelas trilhas de um outro pais montanhoso e também tentar escalar uma montanha acima de 6000 metros

A nossa ideia inicial seria fazer o trekking na base do monte Everest chegando a 5364 metros de altitude(estava tendo uma ótima promoção de passagem para Kathmandu no Nepal, porém o Renato não gosta muito de viajar de avião e para chegar a Lukla que seria o local de início do trekking a base do everest teríamos que pousar  em uns dos aeroporto mais perigosos do mundo(tinha a opção de ir andando, porém ida e volta se não me engano gastaríamos a mais somente neste trecho uns 12 dias) e não tínhamos tanto tempo assim, com isso optamos por ir a Bolívia pagando na passagem quase o mesmo preço que ir ao Nepal(com esta promoção que descobrimos através do site melhores destinos)

A Bolívia é bem menos organizado em relação ao turismo que que o Peru (que foi o pais do nosso trekking anterior),então optamos não reservar nada e depois da nossa chegada no pais procurar as melhores opções

Saímos de São Paulo dia 03/09/16 e programamos a nossa volta para o dia 13/09/16 com o avião saindo de madrugada do aeroporto El Alto próximo a La Paz

Chegamos neste aeroporto que fica numa altitude de 4061 metros na madrugada do dia 04 e sentimos um pouco de dor de cabeça, porém nossa adaptação é relativamente rápida e logo estávamos andando ofegando pouco rsrsrs

Pegamos um taxi ao amanhecer o dia e fomos a região central de La Paz próximo a igreja(convento de são francisco) que tembem homenageava Nossa Senhora de Guadalupe

Após conhecer o interior da igreja, fomos procurar um hostel na região

Optamos por um simples mas confortável e saímos para explorar a cidade e também procurar um guia para fazermos o trekking e escalar uma montanha da região

Fomos conhecer a região do El Alto, subimos com um teleférico

De lá tem uma visão de grande parte da cidade d La Paz

Voltamos para a região do nosso hostel para almoçar,  conhecer o mercado das bruxas e também comprar algum equipamento de trekking com preços melhores do que no Brasil

Após contratar o guia, passear pelas ruas de La Paz e comprar umas lembranças no comercio local fomos ao hostel descansar

Uma coisa que observamos foi o amadorismo do turismo da Bolívia em relação ao Peru, mas mesmo assim bem bacana

No outro dia cedo chegamos na porta da agencia e fomos apresentados ao nosso motorista, guia chamado Efrain e também um francês  chamado Morgan(ambos gente boa demais)que estava há 2 meses viajando na região e iria também com a gente neste trekking

O nosso trekking seria de Condoriri ate a montanha Huayana Potosi

Andamos de carro umas 3 horas ate o local do início do trekking e a previsão era acamparmos na beira de uma montanha bem bonita  chamado Cerro Austria

Ao chegar ao local do acampamento, montamos nossa barraca e algumas pessoas que estavam no local revolveu subir esta montanha, o Renato não animou e então fui eu e o Morgan subir a mesma

Na ida fui no ritmo do francês, numa trilha bem marcada porem muito íngreme, já chegando no topo da mesma estava tendo muita dificuldade de dar um passo por menor que seja, muito cansado, já que no momento ainda não estava adaptado a altitude

O topo estava a 5354 metros de altitude e tínhamos uma visão perfeita de outras montanhas da região e também do lago Titicaca

O Cerro Austria é esse abaixo no meio da foto e tinha que contornar este lago e subir a montanha pela parte de trás

O problema foi a volta, como estava escurecendo e pessoal que estava no topo resolveram descer mais rápido e fui ficando para trás

Tive que apertar o passo senão não chegaria com a luz natural ao nosso acampamento e não tinha levando nenhuma lanterna(já estava pensando que poderia ter problemas kkk)

Enfim cheguei praticamente escuro no nosso acampamento e entrei direto a barraca

Não conseguia nem me mexer de tão cansado, estava tremendo de frio e apesar de não ter comido nada desde o almoço não tinha nenhuma fome(acho que pelo cansaço)

Não lembro que horas eram, mas o Renato veio me acordar para que eu pudesse comer alguma coisa forçado, senão até calorias para aquecer o corpo eu não teria

Fui a muito contragosto e comi um pouco de sopa quente e tomei chá de coca

Melhorou um pouco o cansaço e voltei para barraca para dormir

No outro dia já estava normal novamente

Desmontamos o acampamento e iniciamos o trekking(eu, Renato o guia Efrain e o Morgan)

Uma coisa que observei foi o amadorismo na Bolívia,

exemplo :Se alguém de nos  passasse mal ou tivesse um acidente não tínhamos nenhuma opção de resgate, diferente do trekking no Peru aonde tínhamos uma mula a disposição

Andamos o dia todo passando em lugares belíssimos, próximos a montanhas nevadas, parávamos esporadicamente para recuperar o folego e comer alguma coisa e hidratar também

Vimos uns condores voando bem alto

Nosso ritmo já tinha melhorado bastante e mesmo com o peso da nossa mochila com todo equipamento de camping conseguimos acompanhar bem a turma

No final do dia chegamos num vilarejo e um carro nos pegou e levou ate a base da montanha Huayana Potosi

Neste local tem um refugio de montanha com beliches e banheiros com aquele famoso buraco no chão

A noite tomamos nossa sopa de sempre e chá de coca preparado pelo guia

Dormimos bem mal, com dor de cabeça, indisposição talvez devido a falta ainda de adaptação a altitude

No outro dia chegou um outro guia trazendo nossos equipamentos que alugamos para escalar a montanha tipo crampons, picareta e roupas apropriadas para alta montanha e Huayana Potosi abaixo

Ja próximo a Huayana Potosi

Neste dia saímos cedo e fomos as montanhas escalar um pouco sem cordas  e também treinar escalada com os equipamentos alugados em lugares bem íngremes apoiados por cordas

Foi um dia muito cansativo e ficamos na duvida se aprendemos mesmo a escalar usando estes materiais kkk

A noite o Renato não estava sentindo bem e após a refeição ele me falou que não iria tentar o cume devido a isso

Eu também não estava 100% e fiquei muito na duvida se sairia para a escalada(as 02 horas da madrugada) ou voltaria com ele para La paz

O Morgan já estava muito bem adaptado a altitude e resolveu que iria escalar a montanha

Uma coisa que achei interessante foi o relato de alpinistas experientes e que estavam sem guias e não conseguiram chegar ao cume naquele dia

Percebi que não era tão fácil como tínhamos imaginado

Após pensar muito optei por acompanhar o Renato de volta a La Paz, uma por estar meio indisposto e outra porque amigo não abandona amigo no meio do caminho e teríamos outras oportunidades de tentar subir uma montanha acima de 6000 metros

Acordamos mais disposto no outro dia e voltamos para La Paz num carro que estava lá deixando outros escaladores

Passamos numa região bem pobre de um pais já pobre e uma coisa que me deixou impressionado foram bonecos simulando uma pessoa enforcada em alguns postes e com frase falando que ladrão pego serão enforcados

Voltamos ao mesmo hostel de La Paz

No outro dia bem cedo vimos um desfile com roupas típicas dos nativos da Bolívia, bem interessante

Parece que já conseguiríamos praticar corrida em La Paz, já que e uma cidade mais baixa que os locais que andamos

Fomos procurar alguma coisa para fazer

Vimos um passeio de bicicleta que passava na estrada da morte e contratamos o passeio para o outro dia

No dia do passeio acordamos cedo e fomos encontrar a van que nos levaria a montanha de onde iniciava este passeio

Após escolher e testar nossa bicicleta iniciamos a descida por estrada de asfalto

Após um lanche oferecido pela agencia do passeio, iniciamos a descida na famosa estrada da morte

Foi uma descida alucinante, a mão ficou doendo de tanto apertar o freio

Mais no meio da tarde chegamos num vilarejo aonde tomamos uma cerveja já que estava bem quente uma vez que não estávamos mais na altitude e depois fomos a um local que tinha uma refeição para nos oferecer e locais para tomar banho, trocar de roupa, descansar

Saímos de uma altitude de 4640 metros e fomos ate 1192 metros num trajeto de 64 km

Voltamos para La Paz e chegamos lá a noite

No Outro dia ,ainda com a ideia de tentar subir uma montanha acima de 6000 metros achamos um guia que fez um preço razoável para levar a gente na montanha de  Acotango que é conhecida por ser umas das acima de 6000 metros mais fácies

Neste mesmo dia entramos no taxi em direção a base desta montanha, aonde acamparíamos e tentaríamos fazer o cume iniciando o trekking de madrugada, porem antes mesmo de sair de La Paz o taxista mudou o preço para nos levar falando um valor muito mais alto do que tínhamos combinados

Então como não teve um bom senso dele para combinarmos um valor razoavel mandamos ele parar o carro e descemos com nossas mochilas e voltamos ao mesmo hostel a pé conhecendo outros locias da capital boliviana

Acho que era não era para a gente conseguir subir uma montanha acima de 6000 metros, não neste momento

As vezes não adianta forçar a barra e certamente teríamos outra oportunidades

No ultimo dia ficamos explorando La Paz e não fizemos nada além de conhecer esta bonita cidade

A noite voltamos ao aeroporto El Alto para no outro dia de madrugada voltarmos ao Brasil

Enfim, foi uma viagem muito bacana, apesar de não conseguirmos atingir nosso objetivo que era subir uma montanha acima de 6000 metros

E já ficamos de programar uma outra a esta região com esse objetivo