Ciclo turismo na chapada dos veadeiros em 2014

Tempo de leitura: 4 minutos

Eu e o Renato estivemos com uma ideia maluca de ir de bicicleta de Brasília para Uruaçu,mas não  estávamos querendo pedalar no asfalto com motoristas imprudentes e associado ao nosso gosto por estradas vicinais e também por mato,optamos por realizar uma ciclo viagem  pela chapada dos veadeiros,iniciando em Cavalcante ate colinas do sul,contornando o parque da chapada dos veadeiros e passando por duas vilarejos(povoado de capela e povoado do rio preto)em estrada de chão,sendo a logística da viagem realizada pelo Renato sempre de forma impecável.

Outros amigos também decidiram ir conosco,alguns desistiram pelo caminho(né Junior e Marcos),mas o Marney e o Jader seguiram firme neste propósito.

No dia 11/07/14 ficamos de nos encontrar na cidade de Colinas do Sul em Goiás,na sexta feira pela manha onde deixaríamos um carro e seguiríamos em outro carro ate Cavalcante e com as bicicletas na carretinha.

Como sempre o Renato atrasou algumas horas rsrs ,e eles chegaram em Colinas em torno de 12 hs e optamos por almoçar uma “matula” no restaurante do Valdomiro próximo ao povoado de são Jorge(que é a  entrada do parque da chapada dos veadeiros) e depois fomos para a cidade de Cavalcante,chegando na cidade no final da tarde e apesar do atraso optamos de não dormir na cidade e já iniciar a viagem,após deixarmos o carro em uma chácara no inicio da estrada de chão.

Proximo a Sao Jorge indo para Cavalcante.

inicio do passeio descendo as bikes da carretinha.

So morros,hehehe.

A lua estava bonita.

Iniciamos o pedal já escurecendo e após longas subidas até o alto da serra do Vâo iniciamos uma descida gigante,mais ou menos 3 km de pura adrenalina e dedos dormentes de tanto apertar os freio(ficamos sabendo depois que esta descida tem abismos imensos e teríamos ido mais devagar se soubessemos disso antes).

Viajando a noite tendo uma lua gigante como farol .

 

Após a descida tive uma queda da bike,porem sem maiores consequências.Em torno das 20 hs chegamos no leito do rio são domingos,local que tínhamos programado como primeiro acampamento.

Encontramos uma cabana abandonada porem com o quintal relativamente limpo e foi onde montamos nossas barracas e depois fomos comer uma macarronada preparada pelo Renato e também escutar estórias contadas principalmente pelo Jader e depois fomos dormir.

Preparando o jantar.

Esperando a macarronada…

No outro dia cedo depois de eu e o Renato tomarmos dorflex e nimesulide(nosso preparo físico para esta viagem estava bem ruim) e ajudarmos o Marley a desmontar suas tralhas,já que ele não tinha ninguém de casa(mamãe) para ajuda-lo e não sabia fazer sozinho,iniciamos o pedal pelas 08hs da manhã.

Renato desmontando o acampamento depois de ajudar o Marney a fazer o mesmo, hehehe.

 

Ponte no Rio Sao Domingos.

Ponte do Rio Sao Domingos. Água gelada!!!

Saímos e deixamos o Marney um pouco para traz(sempre ele),mas seu nível de pedalada estava em dia(bem melhor que o do restante da turma)e ele logo nos alcançou.

Paramos em alguns riachos de águas cristalinas para encher o cantil e refrescar um pouco já que o calor estava intenso.

Água gelada para encher o cantil.

 

Alguma ponte no caminho para povoado Capela.

Recarregando as energias.

 

Chegando no Povoado Capela.

 

As duas da tarde chegamos exausto no Povoado Capela,onde encontramos uma barzinho e nos foi preparado um merecido almoço(não sei se era a fome ou a mão cheia da cozinheira,mas foi a melhora carne seca com arroz que já comi na vida).

Povoado de Capela.

Local do nosso almoço em Capela.

 

Descansamos um pouco e seguimos viagem ate o Povoado do Rio Preto,chegando no final da tarde,fomos conhecer o famoso rio da chapada dos veadeiros(e já programando uma futura descida de caiaque saindo deste local) e ainda conseguimos assistir o final do jogo do Brasil com a Holanda pela copa,alem de uma merecida cerveja gelada.

Montamos acampamento no fundo de um barzinho.

Povoado do Rio Preto.

Enfim Rio Preto.

Nao sei por qual motivo,mas um colega da expedição resolver guardar flor de pequi para comer,mas foi descoberto ,hehehe

 

Assistindo o joga BrasilxHolanda,unica decepção da viagem.

 

 

No outro dia cedo levantamos acampamento e seguimos ate Colinas com um pequeno pedaço de estrada asfaltada,chegamos em torno de 12 hs e almoçamos na cidade.

 

Após o almoço fui com o Renato ate Cavalcante buscar seu carro e de lá cada um seguiu para sua cidade de moradia(eu para Brasília e o Renato, Marney e Jader para Uruaçu) e já programando nossa próxima aventura.

1 comentário

Deixe uma resposta