Passeio ao Rio quente em Niquelandia -GO

Tempo de leitura: 3 minutos

Já tinha escutado sobre um rio de água quente na região do Povoado de garimpinho (antigo garimpos de cristais na região das serras de Niquelandia)
Porém apesar de conhecer a região nunca conseguia informações sobre como chegar neste rio
Pesquisando na internet achei o telefone do Siquines (ele está querendo começar um trabalho de guia na região já que a mesma tem um potencial turístico gigante com varias cachoeiras,lagos,cavernas e etc)

Então entrei em contato com ele é combinamos de ir neste local no dia 19/01/19

Sai de Uruacu -GO e fui em direção a Niquelandia -GO e acabei parando no Povoado de trairas que foi uma importante cidade de Goiás no passado

O Povoado parece que esqueceu de preservar suas casas e igrejas antigas e não tem muitas informações turísticas apesar do potencial
Lá tem um rio bonito chamado Rio Traíras e que da para acampar nas margens do mesmo

E logo depois já fui para Niquelandia onde encontrei o Siquines

De lá saímos em direção ao Povoado de Muquém e antes de chegar lá pegamos a estrada que vai em direção a colinas do Sul

Entramos numa estrada de “ fazenda” logo após terminar o asfalto
Era um atalho que segundo o guia a distância de Niquelandia até o Rio Quente era 85 km

Passamos numa estrada que foi aberta há 3 anos pelos fazendeiros da região e andamos em muita região de cerrado “Virgem”,mata fechada e muita serra atravessando o rio e a serra da Conceição

Chegamos enfim ao famoso Rio Quente
Lá a água é fria até um local que tem uma nascente tipo “fervedor” em que a água é bem quente(40 graus segundo o guia)
O Rio é pequeno,porém tem uns poços e até uma pequena Cachoeira também de água quente/morna
Lugar de muita paz
Totalmente fora de rotas turísticas e local isolado
Vale muito a pena conhecer

Ficamos lá umas 2 horas e após um lanche fomos em direção ao Rio tocantizinho que tem uma balsa privada que as vezes funciona e de lá sai numa estrada de chão até entrar no asfalto próximo a São Jorge na chapada dos veadeiros
Porém ao chegar no rio tocantizinho optamos por voltar e ir em direção a um antigo povoado que hoje não existe mais

Se não me engano o nome é Povoado de São Luiz do Tocantins
Iríamos conhecer suas ruínas

Nas estradas da região passou o rally dos sertões em algumas oportunidades
No caminho numa região muito isolada o Siquines encontrou um morador que conhece a região e ele falou que para atravessar a serra próximo ao povoado não estava mais passando carro já que a mesma a muitos anos não tinha mais manutenção
Iríamos até arriscar,mas devido a hora optei por voltar pela estrada que passamos e deixar esta aventura para uma próxima oportunidade
Interessante notar que o Siquines é um profundo conhecedor das histórias da região e aprendi muito sobre estes locais que passamos
Vale a pena contactar ele para conhecer esse paraíso perdido no sertão do Brasil

Contato do Siquines e foi autorizado pelo mesmo a postar para quem tiver interesse de conhecer a região 62 99980-7716