O que usar num acampamento (serve para viagens de moto, caiaque ou Trekking)

Tempo de leitura: 5 minutos

Em minhas viagens por esse Brasil afora e outros lugares pelo mundo,tenho acampado bastante. E diante desta necessidade, aprendi o que usar num acampamento, independente de ser uma viagem de moto, de caiaque, ou se estou fazendo trekking.

[travelinsurance]

Em muitos locais tenho visto viajante solo, ou com amigos ou apenas o casal. Algumas pessoas sofrem por que não sabem preparar sua mochila para um acampamento, pelo menos, minimamente confortável.

Claro que os itens necessários em um acampamento vai depender muito de quantos dias e do que você pretende fazer enquanto está acampado.

De qualquer forma, vou fazer uma listagem com os principais itens que você deve usar no acampamento em suas viagens de moto, ou caiaque ou quando for fazer caminhadas e trekking.

Equipamentos para usar no acampamento

1. Barraca

Tenho certeza que o principal item é a barraca. Afinal, você precisa de um local reservado para se abrigar do frio, do vento e da chuva, além de ficar pelo menos um pouco reservado com sua privacidade.

Sugiro que você faça a opção por uma barraca impermeável pois dessa forma não será necessário colocar lona na parte de cima.

Além disso, é interessante optar por barracas que possuam entradas para ventilação, principalmente se duas pessoas forem utilizá-la.

Compre de preferencia uma barraca com impermeabilidade de pelo menos 2500 mm de coluna de água e que seja leve.

Ultimamente nas minhas viagens por lugares mais quente ,tenho usado a rede com mosquiteiro com toldo de proteção. Mais leve,menos volume e acho confortável.

2. Isolante térmico

Se você tiver mais espaço, então poderá optar pelo colchão, mas, em todo caso, sugiro que você utilize o isolante térmico.

Hoje já tem isolantes térmicos infláveis que são mais confortáveis e são bem pequenos,mas não esqueça de levar a cola e remendo,porque pode furar.

Esse item vai te ajudar ter um mínimo de conforto durante os momentos mais frios da madrugada. Além do que poderá forrar o chão com o isolante.

3. Saco de dormir

O saco de dormir é essencial para você usar em um acampamento, independente de passar muito tempo ou pouco acampado.

Ele é um item muito leve e quente o suficiente para proporcionar conforto enquanto você dorme.

Importante saber que tem vários modelos de saco de dormir,uns para o clima quente e outros para lugares muito frio

4. Lanterna

Especialmente para acampamentos mais escuros, você vai ver que uma lanterna cai bem. Minha indicação é que você utilize o modelo de lanterna que se prende à cabeça, assim você ficará com as mãos desocupadas.

Eu levo uma lanterna tradicional pequena e uma lanterna de cabeça.

5. Fogareiro

Este item não é considerado essencial, mas dependendo de quanto tempo você passará acampado, é sempre bom ter um fogareiro para fazer alimentações, ou até mesmo para uma grande emergência.

Certamente que em locais bem frio, uma boa xícara de chá poderá ser o suficiente para te aquecer e evitar problemas.

6. Filtradores de água

Você não deve descuidar da hidratação do corpo. Então existem alguns filtradores de água que cito para você: O hidrosteril, que é o cloro, o filtro manual e a pastilha de cloro.

Esses filtradores são facilmente encontrados em lojas especializadas, e cada pacote tem explicando o modo de usar. Eu sugiro que você siga estritamente conforme a indicação do fabricante.

7. Repelentes e protetores solares

Você vai ver o quão útil é um repelente quando estiver em meio ao mato, especialmente ao anoitecer. Vai por mim, leve um repelente!

O protetor solar também é outro item que vai te ajudar bastante nos momentos mais ensolarados do acampamento. Com ele você evitará problemas sérios de saúde.

8. Itens para higiene

Mesmo estando acampando e improvisando bastante, você não deve descuidar da sua saúde, especialmente da higiene.

Então não esqueça de levar consigo a escova de dente, o creme dental, sabonete,papel higienico e etc.

9. Kit de primeiros socorros

Em suas viagens de moto, caiaque ou para fazer trekking não pode esquecer o kit de primeiros socorros. Ele vai te ajudar exatamente no momento em que mais precisar!

Minha sugestão é que você coloque dentro da farmacinha algodão, gases e band-aid, além de soro fisiológico e alguns medicamentos que você já seja acostumado a usar.

10. Ferramentas

As ferramentas que você deverá levar em suas viagens de moto, caiaque ou quando fizer trekking são relativas, ou seja, vai depender do que você pretende fazer.

Porém, eu gosto muito levar fitas adesivas e canivete suíço. Certamente que ter um objeto cortante vai ajudar em muitas situações.

E a fita adesiva poderá servir para segurar objetos, ou até mesmo para tapar furos na mochila, no saco de dormir, ou na barraca.

Acampamento mais cômodo

Existem pessoas que querem acampar de forma mais cômoda, e levam muito mais que esses 10 itens. Claro que tudo vai depender de quanto tempo você vai acampar e quanto de espaço possui.

Por exemplo, tem gente que leva a colchoes mais confortaveis, ou até mesmo travesseiros e lençóis. Não é difícil encontrar pessoas que levam caixinhas de som, mesinhas, e até cadeiras.

Em uma viagem de moto, certamente você não vai conseguir levar tanta coisa assim. Então, é necessário fazer como eu faço: é preciso priorizar os itens levando consigo apenas os essenciais.

Com essas informações espero ter te ajudado a montar sua mochila para acampamento. Se tiver alguma dúvida, então é só utilizar o espaço para comentário e vou te dar uma mãozinha.

Deixe uma resposta