Viagem de moto vale do Rio Araguaia e ilha Bananal

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste ano de 2018 combinamos uma viagem para  conhecer melhor a região do Rio Araguaia e ilha do Bananal

Saímos no dia 12 de agosto de Uruacu -GO eu,Júnior e o Sidinei ,encontramos o Tiago e Renato em campinorte (23 km após Uruacu).

De lá pegamos estrada na maioria por terra até a cidade de Luís Alves na beira do rio Araguaia

Andamos neste trecho 290 km sendo em torno de 140 estrada de chão e 150 asfalto

Agora só veríamos asfalto após atravessar a ilha do bananal

De Luís Alves atravessamos de balsa o Rio Araguaia e fomos em em direção ao Rio cristalino já no estado de Mato Grosso

Eu e o Renato estávamos andando na frente e paramos após o Renato entrar no vão de um mata burro

Logo após chegou o Tiago

Ficamos esperando mais de 30 min pelo Junior e Sidinei.

Então voltei para saber o que tinha acontecido e encontrei o Júnior com o Sidinei que estava andando devagar por causa da dor forte no ombro

Após um exame nele constatamos uma fratura da escápula

Ele teve uma queda forte e a moto caiu em cima do seu corpo,isso após andar uns 30 km de estrada difícil

Paramos para pensar o que fazer nesta situação

O Sidinei tomou uns medicamentos

O Tiago desde o início só iria um pedaço do trecho com a gente e prontificou a acompanhar o Sidinei que mesmo com dificuldade estava pilotando(lugares isolados tem que se superar em alguns momentos).

Acompanhei eles voltando uma parte e eles estavam indo devagar mas com dor estável na medida do possível(o Sidinei foi guerreiro em pilotar nestas condições)

Nisso passou uma caminhonete (o único carro que vimos neste trecho)e o Renato explicou a situação para o motorista e o mesmo prontificou a encontrar com eles e colocar a moto na carroceria

O que foi feito e eles tiveram uma carona até São Miguel do Araguaia

Andamos 75 km com muita poaca à alguma areia num ritmo forte sem outros imprevistos.

Paramos no Rio cristalino para beber água e esticar as pernas

Iríamos tomar banho neste Rio,mas 3 pessoas locais foram atacados por piranha exatamente no momento que chegamos no Rio

Nada sério,mas de repente perdemos a vontade de nadar

Kkk

Atravessamos o Rio cristalino na balsa e fomos em direção a cidade de Novo Santo Antônio na beira do rio das mortes.

Pegamos 85 km de estrada com muita,mas muita areia(mais que o Jalapao no circuito normal que quase todos passam)

Atravessamos o Rio de balsa e estávamos

vendo um local na praia do Rio para acampar

O Renato teve 2 queda neste trecho,porém ele estava andando muito forte e estava viajando pela primeira v s com sua tenere (antes ele andava numa bros que é mais leve).

Após chegar em novo Santo Antônio optamos por seguir até São Félix do Araguaia que estava 90 km a frente

Pegamos 30 km de estrada de terra boa e 60 km com muita areia fina e poacas esporádicas

O problema foi que escureceu e andar a noite estava difícil controlar a moto já que estava difícil diferenciar terra boa da areia e da poaca que tinha uma camada fina.

Todos os 3 chegaram a parar a moto porque a frente começava a dançar e pensamos que o pneu estava furado.

Mas era o pó que deixava a moto instável .

Chegamos em São Félix do Araguaia e fomos comer um sanduíche e tomar cerveja para depois ir dormir no hotel karajas

Já estávamos na beira do rio Araguaia na margem oposta da ilha do bananal

Pela manhã ficamos sabendo que os índios na ilha do bananal vendem o passe do pedágio para atravessar seu territórios

Pegamos uma balsa para atravessar para ilha e pagamos 50 reais cada do pedagio

Os índios foram bem educados e percebemos que o pessoal da região gostam bastante deles

Iniciamos a travessia da ilha numa estrada de terra muito boa nos próximos 70 km

Vegetação exuberante

Muita vida selvagem

Nos últimos 20 km a estrada fica com areias e poacas e pouco confuso mesmo usando o gps

Chegamos no final da ilha e atravessamos o Rio javae pilotando a moto

De lá fomos a cidade de formoso aonde almoçamos

Depois voltamos para uruacu passando por alvorada,novo planalto e porangatu andarmos uns 350 Km sendo uns 50km de estrada de terra e o restante asfalto

Viajamos por lugares alucinantes e pretendemos voltar lá no próximo ano.