Canoagem Rio Novo jalapão em 2016

Tempo de leitura: 11 minutos

Em 2015 eu ,Renato e o Luciano fizemos uma descida de caiaque da ponte do rio novo, próximo as dunas do jalapão e remamos ate a cachoeira da velha

Importante salientar que está viagem em 2015,nos não tínhamos nenhuma referência de como era a descida neste Rio,não sabíamos se tinha ou não cachoeiras fortes,não achamos nenhum relato na internet de algum grupo que tenha descido por lá,não tínhamos nenhum contato com guia para fazer a logística de nos deixar na beira do rio.Fomos com a cara e coragem e pensamento otimista que tudo daria certo e como sempre marcamos o trajeto com ajuda do google earth e colocamos num gps com a localização das prováveis principais corredeiras visualizado pela imagem deste programa

Após esta canoagem em 2015,nosso amigo Alexandre e o Junior Natalino ficaram com vontade de repetir este trajeto conosco

Combinamos então de repetir este trajeto(dificilmente repetimos viagem, mas esta por ser um lugar deslumbrante nos quebramos esta regra)

Na ultima hora o Junior desistiu da viagem(ele fala que foi porque ficou com medo de onça e aranhas ,mas ficamos sabendo por fontes seguras que foi porque a esposa dele não deixou ele viajar)

Vou descrever o relato desta viagem em 2016

O Luciano(amigo de trekking)que mora no mato grosso me encontrou em Brasília e de la fomos a Uruaçu-GO encontrar o Renato e o Alexandre

Combinamos de sair de Uruaçu as 19 hs e amanhecer em ponte alta do Tocantins-TO(entrada do parque do jalapão) após dormir um pouco provavelmente dentro do carro mesmo.

Como sempre o Renato enrolou bastante e só saímos de Uruaçu umas 23 hs(isso após uma refeicao reforçada oferecida pela esposa do Renato)

Dirigimos a noite toda e amanhecemos o dia em ponte alta do Tocantins e todos praticamente sem dormir nada

Chegamos na cidade, fomos tomar um café da manhã numa padaria e abastecemos o carro

Tínhamos combinado com o Beleco(famoso guia do jalapão) http://www.belecoturismojalapao.com.br/site/

em nos deixa num ponto do rio novo uns 40 km rio acima da ponte que passa sobre o mesmo rio, porem antes deixamos o nosso carro escondido na cachoeira da velha e no qual pegaríamos para voltar a nossa cidade após a remada

O Beleco já conhecíamos da viagem de 2015 e é uma excelente pessoa e muito profissional.Recomendo!!!

Essa é uma estratégia que sempre usamos, nos contratamos um carro para irmos juntos e levar nosso carro no local da saída da canoagem e esse carro contratado nos leva ao local de inicio da canoagem com todos nossos equipamentos

Após isto fomos ate as dunas do jalapão para nosso amigo Alexandre conhece-la, depois tomamos um lanche numa venda próximo a saída das dunas e também compramos umas lembranças de capim dourado para nossas respectivas esposas

DCIM100GOPROGOPR1341.
DCIM100GOPROGOPR1343.
DCIM100GOPROGOPR1345.
DCIM100GOPROGOPR1346.
DCIM100GOPROGOPR1367.
DCIM100GOPROGOPR1359.

DCIM100GOPROGOPR1361.

Enfim, após perdemos um pouco nas trilhas do jalapão em locais totalmente fora dos circuitos turísticos da região, chegamos em torno das 16 hs na beira do rio novo(por sinal é considerado um dos poucos rios de agua totalmente potável em toda sua extensão)

DCIM100GOPROGOPR1352.
DCIM100GOPROGOPR1355.

Inicialmente nosso trajeto era em torno de 100 km de descida, mas devido ao beleco “perder” nas trilhas chegamos num local uns 15 km após o local previsto

Então remamos de caiaque uns 85 km

Enquanto enchíamos nossos caiaques infláveis ficamos conversando com o Beleco e escutando suas historia vivenciadas nesta região(são varias de encontro com onças rsrsrs)

DCIM100GOPROGOPR1379.

Iniciamos a remada e logo teve uma queda de água forte

(Quando falo isso ,digo que são corredeiras fortes para nos amadores,hehehe. Certamente para o pessoal do canal off isso ai seria andar de caiaque numa piscina olímpica)

Continuamos nossa descida neste rio de aguas bem cristalinas, passamos pelo local de acampamento do pessoal da korubo expedições(eles oferecem um passeio para iniciante na canoagem num trajeto em torno de 5 km

Continuamos nossa canoagem ate próximo a ponte (a que passa sobre o rio novo na estrada que vai de ponte alta para mateiros, já próxima as dunas do jalapão)

Neste local já tem a primeira cachoeira mais forte e foi aonde o Alexandre tomou o primeiro de vários caldos ,rsrs

Importante lembrar que eu e o Alexandre estávamos com caiaque duck e o Renato e Luciano com caiaques infláveis mais frágeis

Após a zoação de sempre ,tomamos banho neste local do rio e seguimos viagem

Mas no final do dia chegamos ao local de encontro do rio novo com o rio que sai das dunas do jalapão

DCIM100GOPROGOPR1392.
DCIM100GOPROGOPR1393.
DCIM100GOPROGOPR1397.

Lugar de beleza impar e tem se o encontro do rio novo de águas cristalinas e com este rio(não sei o nome) com águas escuras devido a areia em suspensão

Pensamos em montar acampamento neste local, porem devido a termos iniciado a viagem muito tarde, resolvemos remar mais um pouco

Chegamos numa praia já escurecendo e fizemos nosso primeiro acampamento

Neste dia quase não ficamos batendo papo devido a cansaço, afinal ficamos rodando de carro desde a noite anterior ate o meio da tarde deste dia

Cozíamos nosso miojo de sempre e comemos com atum em lata, fizemos suco com agua in natura do rio novo

Logo após guardar nosso lixo e lavar as panelas fomos para barraca descansar

No nosso primeiro dia de acampamento que fizemos na viagem de 2015 (1 ano antes desta)neste mesmo rio, em outra praia tinha varias pegadas de onça com um filhote e neste dia não tivemos coragem de sair da barraca para urinar ate amanhecer o dia, rsrsrs

Mas agora a noite foi mais tranquila, kkk

Amanheceu o dia, arrumamos nossa bagagem nos caiaques e iniciamos a descida

Já sabíamos que este dia tínhamos algumas corredeiras muito forte no caminho e uma era realmente assustadora(pelo menos para nos)

O Alexandre já estava com algumas pulgas atrás da orelha, confesso que eu, o Renato e o Luciano também kkk

Passamos por vários locais alucinantes, praias bonitas, corredeiras fortes, paramos em vários lugares espetaculares para tomar banho e diminuir o calor que é sempre forte na região, vimos muitas aves como araras caninde, garças, martin pescador etc neste dia

DCIM100GOPROGOPR1422.
DCIM100GOPROGOPR1433.
DCIM100GOPROGOPR1438.

A região realmente é espetacular e totalmente isolada, simplesmente na existem o mínimo sinal de “gente” neste local que passamos

Numa praia paramos para descansar e fazer nossa refeição, geralmente comemos durante o almoço uma paçoca de carne seca(que é farinha temperada com carne sec e não precisa esquentar então ganhamos tempo além da mesma ser bem saborosa e nutritiva

DCIM100GOPROGOPR1440.
DCIM100GOPROGOPR1442.

E então chegamos nesta cacheira grande

Na viagem de 2015 eu e o Renato ficamos pensando quase uma hora se iriamos descer a mesma ou não, na mesma hora que vinha a coragem o medo aparecia também, jogávamos galhos de arvore e analisávamos o trajeto do mesmo e se ia em encontro as pedras ou não e acabamos descendo (com muito medo, é verdade rsrs) e o Luciano não teve esta coragem.

Mas agora ele estava mais experiente e resolveu encarar a descida de caiaque ,eu e o Renato já sabíamos que iriamos descer a mesma

Num ultimo momento o Alexandre para não cair na zoação dos amigos resolveu que iria encarar também esta cachoeira(isso após os outros 3 terem descidos e terem saídos ilesos rsrsrs

Nesta viagem o Renato bolou uma corda com uma boia na ponta para fazer um resgate caso necessário e o pessoal ficou fazendo o apoio com isso caso alguma coisa desse errado

Primeiro desceu o Renato e logo após eu, na minha vez quase na entrada da cachoeira o caiaque começou a virar de lado e só corrigi o mesmo no ultimo momento, adrenalina a mil

Impressionante que parecia que escutávamos a batida do nosso coração que certamente estava muito acelerado principalmente quando você não conseguia enxergar a continuação do rio e só via um vão e após um certo momento não tinha mais como desistir porque a forca da agua era absurda

Mas graças a Deus deu tudo certo

Depois o Alexandre e o Luciano também descerem a mesma com eu e o Renato fazendo o apoio fora da agua

Depois do medo vem o êxtase rsrs

Continuamos a descida pelo rio passando em outras corredeiras boas, numa dela meu caiaque ficou parede e por mais que remasse ele não saia do lugar por causa da força da agua(imaginei que se caísse do caiaque no local iria passar aperto para sair de lá)

No final tudo deu certo

No final do dia chegamos numa sequência de corredeiras de uns 200 metros

Em 2015 não tivemos coragem de descer a mesma dentro dos caiaques(ficamos imaginando que se caísse no inicio dela ,iriamos beber agua por uns 200 metros kkk)

Mas agora estávamos decididos a encarar rsrs

Então foi o Renato e eu e descemos a mesma e foi sem problemas(com o Luciano e Alexandre fazendo apoio por fora com a corda e uma boia)

Eles não desceram estas corredeiras(quem sabe na próxima)

Logo após chegamos numa praia muito bonita e aonde fizemos nosso segundo acampamento

Neste dia a conversa foi ate tarde ,principalmente escutando as historias do renato

No outro dia acordamos mais tarde e demoramos para iniciar a descida de caiaque já que sabíamos que a cachoeira da velha estava próximo

Ainda passamos por umas boas corredeiras e em torno das 10 hs chegamos a cachoeira da velha

Nos fomos conhecer o “outro lado” da cachoeira aonde tem um poço bem bonito e vimos vários peixes que tentavam subir a mesma

DCIM100GOPROGOPR1454.
DCIM100GOPROGOPR1458.

DCIM100GOPROGOPR1462.

Lugar muito bonito, natureza exuberante

Então fomos ao outro lado do rio, desmontamos nosso caiaque ,já colocamos na caminhonete e voltamos a Uruaçu

DCIM100GOPROGOPR1463.
DCIM100GOPROGOPR1467.
DCIM100GOPROGOPR1469.

Chegamos em casa na madrugada do outro dia

DCIM100GOPROGOPR1438.

E já estamos planejando a outra viagem

video abaixo feito pelo Alexandre com um resumo da descida de caiaque no rio novo