Viagem de moto para região dos Kalungas

Tempo de leitura: 4 minutos

Eu já conhecia a região dos kalungas(região para aonde fugiram pessoas da época da escravidão) até a ponte do Rio da Prata(divisa de Goiás com Tocantins) e tinha vontade de explorar melhor está região

Então fiz um convite aos parceiros de viagem e somente o Rogério Romão topou a empreitada

Combinamos de encontrarmos na cidade Colinas do Sul em Goiás na região da chapada dos veadeiros (próximo à alto paraíso)

No dia 30 de junho de 2018 eu saí de Uruacu e o Rogério de alto paraíso (ele saiu de brasilia um dia antes e optou por repousar já próximo do local combinado)
Encontramos bem cedo nesta cidade para tomarmos café da manhã e já tive meu primeiro contratempo
O farol de milha da minha moto quebrou o suporte e achei uma pessoa para soldar o mesmo

De lá fomos a Cavalcante por estrada de terra passando pelo Povoado do Rio Preto e Povoado da Capela
No caminho ao tentar ultrapassar o Rogério não vi uma vala devido a poeira e entrei nela rápido demais e cai com a moto luxando o dedo da mão E

Chagamos em Cavalcante,fomos abastecer motos e fizemos um lanche ,entramos nas terras Kalungas
Paramos num mirante para fazer umas fotos e continuamos a viagem
Passamos pela entrada do Povoado de engenho 2 e Cachoeira Santa Barbara e optamos por não entrar lá já que ambos conhecemos bem está Cachoeira
Continuamos a viagem até o complexo do prata com varias cachoeiras

Lá eles mudarem as regras recentemente e agora é obrigatório guia para te levar nas cachoeiras
Rsrsrs
Porem não tinha nenhum guia por perto e acabamos entrando até as piscinas naturais e pequenas cacheiras a procura de algum guia.
Não encontramos e não visitamos algumas das cacheiras

maiores como a principal,Cachoeira  rei do prata

Continuamos rodando uns bons km até um poço do Rio do prata aonde paramos para curtir o visual
Interessante que nesta região por ser mais isolados,o povo kalungas são bem tímidos e não fica dando muita conversa para forasteiros

De lá fomos até a divisa go-to no mesmo Rio do prata e aonde montamos acampamento
Acendemos uma fogueira,tiramos a poeira no Rio e fizemos nossa janta,no meu caso um pacote de arroz de saquinho com atum em lata
Neste momento chegaram uns cachorros magricelos e dividimos nossas comidas com eles
Então eles retribuíram e fizeram a vigilância do nosso acampamento de forma profissional.

Eu montei uma rede selva e o Rogério dormiu na sua barraca
A noite escutei grunhido de porcos e já imaginei que poderia ser queixadas (porcos selvagens)já que a região é selvagem e são comuns animais de grande porte por lá,inclusive onças
Já estava até pensando como iria sair da rede e subir na árvore,porém nossos amigos cachorros espantaram os bichos
No outro,dia vi que eram porcos domésticos dos moradores na proximidade e foram eles que nos visitaram durante a noite
Rsrsrs

No outro dia continuamos a viagem passando em varias riachos e tomando banho no rio claro,estas de águas translúcidas como já dizia o nome.
Continuamos por estrada de terra até próximo ao rio Paranã (aí iniciava o asfalto)
Atravessamos este Rio e já chegamos na cidade de Paranã aonde almoçamos na beira do rio Paranã num lugar top.

Após o almoço fomos para Arraias-TO por estrada de asfalto num pequeno trecho e o restante de estrada de chão.

Na estrada de terra o Rogério estava minha frente neste momento e ele entrou numa poaca muito funda com uma pedra gigante que parecia um meio fio atravessado na pista
Eu vinha logo atrás e vi a poeira subindo
Muita poeira subindo
Já freei imediatamente a moto e com visibilidade zero passei nesta pedra já bem devagar e a moto deu uma pancada
Já imaginei que o Rogério tinha caído
A medida que a poeira diminuiu fui vendo primeiro o bau,depois os alforjes e depois a moto e o Rogério em pé
Ainda bem que ele não teve nenhum machucado
O cara foi ninja e já vendo que era impossível segurar a moto o mesmo já pulou dela
A moto quebrou 7 raios,empenou a bengala,a roda ficou toda estropiada,o protetor de carenagem entortou de maneira que não virava o guidom.
Ficamos mais de 2:30 ajeitando na medida do possível para ir embora num calor muito forte e com a água ja no final.

Depois disso tivemos que pilotar bem devagar devido os estrago na moto do Rogério e chegamos somente às 21:30 em alto paraíso
Escolhemos um hotel na beira da estrada para pernoite e no outro dia cedo cada um foi para sua casa

Nós atravessamos toda a região dos kalungas numa viagem show
Eu andei 1118 km total sendo 706 asfalto e 412 off
E já programamos nossa próxima viagem